15.07.2021 – 25.09.2021, Galeria da Casa Comum, Rectory of the University of Porto
SEEING, WANTING TO SEE, ALLOWING TO SEE (15.07.2021-25.09.2021). Comissioned by Mário Bismarck, Vasco Cardoso, Sílvia Simões and Vítor Silva. Research by Cláudia Amandi, J. Jorge Marques, Helena Mena-Matos, Mário Bismarck, Paulo Luís Almeida, Sílvia Simões, Vasco Cardoso and Vítor Silva. Porto: Galerias da Casa Comum, Rectory of the University of Porto.
(PT) Da Engenharia às Ciências, das Letras a Medicina, do Desporto à Arquitetura, a exposição “Ver, querer ver, dar a ver/Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto” apresenta mais de 100 desenhos produzidos por estudantes, docentes e investigadores das mais diversas áreas do ensino superior.
Este pensar visualmente já se vem materializando desde Leonardo Da Vinci e posiciona-se como um forte aliado da pedagogia. Capaz de cruzar perceção ativa, cognição e criatividade o desenho torna visíveis interpretações do real, clarifica o que é complexo, facilita a memorização e materializa ideias. O que esta exposição propõe é, precisamente, uma viagem pelo poderoso instrumento pedagógico que é o desenho. A representação visual do que existe, do que ainda, ou já não e do que nunca existiu.
Esta exposição é o lado visível de um projeto de investigação Desenho na Universidade Hoje – Os usos do desenho enquanto investigação, criação e pedagogia na Universidade do Porto, sediado no I2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade) e que pretende desenvolver um estudo crítico sobre os diversos usos do desenho nas unidades orgânicas, laboratórios e centros de investigação da U.Porto. Pretende ainda estudar que competências e mais-valias pode o desenho potenciar e partilhar com as outras linguagens (escrita e matemática) de modo a constituir modos de ativação de indicadores percetivos, cognitivos e criati-vos quando usado nas áreas STEM.