A Boa Vista de Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza (1818- 1899)
in Fernandes, M.G. (Ed). A Cartografia como meio de conhecimento: cidades, viticultura e turismo. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, pp.107 -127
CARDOSO, Vasco (2021) “A Boa Vista de Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza (1818- 1899).” In Fernandes, M.G. (Ed). A Cartografia como meio de conhecimento: cidades, viticultura e turismo. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, pp.107 -127.
Acessível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/18507.pdf
Abstract
In a previous edition of the Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica we presented some work highlighting a design solution delivered by the main engineer of the municipality, Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza (1838-1899). The problem was to layout Rua de Oliveira Monteiro bypassing an old narrow and irregular Royal Road – the Estrada Real no 2 from Porto to Póvoa de Varzim (Cardoso, V. 2011) and making it urban.
On the 8th Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica we came to submit preliminary results on the hypothesis of Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza having brought to Porto what appears to be a Haussmann’s Paris urban reforming influence in the 1800s. If confirmed, the hypothesis will set an interesting question about the reasons for this influence. Also, we are led to achieving some understanding on integrating foreign morphologic urban influences within the given circumstances of a city, explicitly Porto. Thus, work has been done to better comprehend the Porto’s urban morphogenesis in the century after.
Ending the present text, it is going to emerge an urban morphologic example about geometrical rigor on generating urban form.
That was a practice affiliated with French polytechnic engineering. Rigor was underneath knowledge and practice, being decisively active in French industrialization leading profile. Expressed through drawing the methodology did not neglect the circumstances of the Porto city and society.
(PT) Em anterior edição do Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica apresentou-se um trabalho em que se destacava a resolução dada pelo engenheiro civil da Camara Municipal do Porto, Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza (1838-1899), ao difícil traçado da rua de Oliveira Monteiro, no Porto – uma rua que solucionaria o estreitamento existente num troço irregular da Estrada Real n.o 2, do Porto a Póvoa de Varzim (Cardoso, V. 2011), tornando-o urbano.
Ao presente VIII Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica desvelam-se resultados preliminares de estudo em curso em que se procura averiguar sobre a hipótese de Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza, enquanto engenheiro principal da edilidade, poder ter trazido para o Porto o que aparenta ser a influencia do urbanismo que moldou Paris de oitocentos, com Haussmann. A confirmar-se a hipótese, interessara entender as razoes para tal, bem como o modo como, e porque, pude- ram, ou não, essas influencias integrar-se na forma urbana, face a circunstancia da cidade do Porto. Assim, trabalha-se para melhor se entender a construção da forma urbana no Porto do século seguinte.
No final deste texto, revelar-se-a um exemplo de aplicação do rigor metodológico a geração da forma urbana. Trata-se de uma pratica filiada na engenharia politécnica francesa, um ramo do saber e do fazer, determinantemente ativo na elevação da França industrializada. A aplicação desse rigor, expresso em desenho, não tera descurado a circunstancia particular da cidade e sociedade portuense.