De uma forma discreta, a água está no centro dos principais debates ambientais, sociais e culturais do nosso tempo. A consciência de que o acesso universal e equitativo a um bem fundamental pode estar comprometido pelas alterações ambientais, padrões de consumo e fragilidades económicas alterou significativamente a perceção que dela temos: antes de ser uma substância comum, a água é um direito. A água – uma substância que o nosso corpo partilha com a paisagem e o ambiente – é também a fonte de inúmeras narrativas e imagens de um imaginário coletivo que importa perceber e desenvolver.
Esta iniciativa explora o desenho como meio capaz de envolver os estudantes do ensino superior nos debates sobre os desafios societais do seu tempo, através do recurso a metodologias de projeto para conceber, documentar o processo criativo e comunicar as ideias de uma proposta artística baseada nos debates sobre a água, a sua relação com o corpo, com o espaço público e as narrativas culturais com que informa o imaginário coletivo.
Procura-se pensar um tema comum à arte e à ciência, a partir de uma responsabilidade social partilhada: a preservação de um bem comum. O trabalho decorre da Unidade curricular de Desenho e Projeto, coordenada pelo Departamento de Desenho da FBAUP, na licenciatura em Artes Plásticas, e conta com investigadores do projeto DRAWinU.