PROGRAM
10h00 Welcome. Mário Bismarck
10h25 Meeting aims. Paulo Luís Almeida
10h30 Drawing practices at the Faculty of Architecture of the University of Porto: method, research, theory. Vítor Silva
10h45 Organizing complexity: Graphic and verbal annotations as synthesising and memorising resources. Cláudia Amandi
11h00 The current presence of drawing in the context of medicine: drawing to teach, study and communicate. Marina Vale Guedes
11h20 Coffee break
11h30 How to do sports with drawing? Paulo Luís Almeida
11h45 Diagrams, schemes and figures. Visualization and representation of concepts in Physics and Astronomy. Jorge Marques
12h00 Panel discussion moderated by Flávia Costa
12h30 Lunch break
14h15 Drawing Creativity and Communication: The importance of Drawing in Engineering. Sílvia Simões e Pedro Alegria
14h30 To inquire, to prove and to reconstitute: Notes on Drawing in Archaeology. Vasco Cardoso
14h45 Coffee break
15h00 Drawing to Visualize in Mathematics. Helena Mena Matos e Vasco Cardoso
15h15 The use of Drawing in the areas of Biology: Drawing to learn, drawing to teach, drawing to research, drawing to communicate. Mário Bismarck
15h30 Panel discussion moderated by Flávia Costa
15h45 Coffee break
16h00 Drawing repository. Maria Catarina Silva
16h10 What future for the teaching of drawing between the two cultures of the University. Moderated by Maria Manuela Lopes
16h45 Coffee break
17h30 Conclusion of the seminar
(PT) O seminário Depois do Desenho ocorreu no dia 28 de junho, a partir das 10h00, na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Este seminário discutiu os resultados do primeiro ano do projeto DRAWinU, com base em duas questões: Com que desenhos aprendemos e ensinamos na Universidade? Que futuro para o desenho nas Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática?
No último ano, a equipa do projeto DRAWinU recolheu e identificou distintas atividades de desenho em vários centros e faculdades da Universidade do Porto: da medicina às ciências biomédicas, da biologia à bioquímica, do desporto à física, das ciências do território à matemática, das engenharias à arquitetura. Este reconhecimento é a base de um estudo longitudinal sobre os usos do desenho nas áreas CTEM do ensino superior (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O nosso objetivo é compreender a agência construtiva do desenho não só como representação ilustrativa, mas como um elemento multifacetado do processo epistemológico da ciência. Entendemos que este reconhecimento não pode ser desligado da perceção singular com que estudantes, investigadores e professores consideram a sua própria experiência de desenho, em relação aos resultados da aprendizagem, à construção do conhecimento e aos fenómenos observados.
Convidámos, por isso, a comunidade académica da Universidade do Porto a participar nesta discussão. Queremos perceber quais os obstáculos e incentivos ao ensino do desenho nas áreas CTEM, e que estratégias são necessárias para desenvolver a atividade do desenho numa estreita com os conteúdos e práticas de cada área.
PROGRAMA
MANHÃ
10h00 Boas-vindas e apresentação da primeira fase do DRAWinU. Mário Bismarck, IR do projeto
10h25 Objetivos do seminário. Paulo Luís Almeida
10h30 As práticas de desenho na Faculdade de Arquitectura
da Universidade do Porto: método, investigação, teoria. Vítor Silva
10h45 Organizar a complexidade. As anotações gráficas e verbais como recursos de sintetização e memorização. Cláudia Amandi
11h00 A atual presença do desenho no contexto da medicina: desenhar para ensinar, estudar e comunicar. Marina Vale Guedes
11h20 Intervalo para café
11h30 Como fazer desporto com desenhos? Paulo Luís Almeida
11h45 Diagramas, esquemas e figuras: Visualização e representação de conceitos em Física e Astronomia. Jorge Marques
12h00 Discussão. Moderação: Flávia Costa
12h30 Intervalo de almoço
TARDE
14h15 Desenho criatividade e comunicação. A importância do desenho na engenharia. Sílvia Simões e Pedro Alegria
14h30 Inquirir, provar e reconstituir: Apontamentos sobre o desenho na arqueologia. Vasco Cardoso
14h45 Intervalo
15h00 Desenhar para Visualizar na Matemática. Helena Mena Matos e Vasco Cardoso
15h15 O uso do desenho nas áreas da biologia. Desenhar para aprender, desenhar para ensinar, desenhar para investigar, desenhar para comunicar. Mário Bismarck
15h30 Discussão Moderação: Flávia Costa
15h45 Intervalo
16h00 Apresentação do repositório online do projeto DRAWinU. Maria Catarina Silva
16h10 Discussão: que futuro para o ensino do desenho entre as duas culturas da Universidade? Moderação: Maria Manuela Lopes
16h45 Intervalo para café
17h30 Conclusão do seminário