Olhar para o ensino na Universidade do Porto através dos desenhos feitos por estudantes e professores/as é questionarmos as formas com que normalmente nos envolvemos nas tarefas de seleção, organização e integração de informação que caracterizam qualquer processo cognitivo. Por desenho entendemos a capacidade que cada estudante tem de criar as suas próprias representações para lidar com os conteúdos da aprendizagem, ao invés de basear o seu estudo nas representações criadas por outros. Sabemos que a aprendizagem mais eficaz é multi-representacional. E quando aprendemos, envolvemo-nos normalmente com uma variedade de formas visuais, incluindo ilustrações, gráficos, animações ou vídeos. Potenciar o ensino do desenho como ferramenta de pensamento, memorização e colaboração pedagógica nas diversas áreas que compõem a universidade é contribuir para criar as ligações necessárias entre as duas culturas que compõem o ensino superior. Nesta apresentação, faremos uma síntese do projeto DRAWinU e das estratégias planeadas para contribuir para a visibilidade do desenho nos processos de ensino-aprendizagem nas áreas STEM.