DRAWinU_logo-01DRAWinU_logo-01logo-mobileDRAWinU_logo-01_mobile
    • Project
    • Team
    • Partners
    • Activities
    • Resources
    • Drawing Repository
    • Marginalia
      • Home
      • Activities
      • Conferences
      • O Desenho no Ensino da Engenharia
      Conjetura Gráfica: Rua na Periferia Oriental do Porto, Séc. XIX
      November 28, 2022
      Desenhar entre fronteiras na Universidade
      December 5, 2022
      December 5, 2022
      Categories
      • Conferences
      Tags

      O Desenho no Ensino da Engenharia

      in Congresso Internacional — Territorios de la Educación Artística en Diálogo – Investigaciones, experiencias y desafíos
      05.12.2022 – 07.12.2022, Universidad Nacional de Las Artes, Ciudad de Buenos Aires, Argentina.

      territorios-educacion-silvia-simoes
      WhatsApp Image 2022-12-05 at 16.38.22 - cópia-min

      SIMÕES, Sílvia (5.12.2022). O Desenho no Ensino da Engenharia. Congresso Internacional — Territorios de la Educación Artística en Diálogo – Investigaciones, experiencias y desafíos. RC 3. Investigar en la educación artística. Prácticas y metodologías. Centro Cultural de la Ciencia Godoy Cruz. Universidad Nacional de Las Artes, Ciudad de Buenos Aires, Argentina. 5-7 diciembre, 2022. 
      Available at: https://www.congresoterritorios.una.edu.ar/rondas-de-conversacion

      Resumo

      Como resultado de uma sociedade cada vez mais tecnológica, onde a velocidade é galopante, perguntamo-nos como o ensino do desenho respondeu a este desafio da velocidade, do virtual, em oposição ao tempo de observação, correcção e erro implícito no acto de desenhar.
      Conscientes de que pensar a tecnologia significa também pensar nas questões do nosso tempo, pensar o pensamento, como afirma Mackanzie (2002), é urgente verificar se os modelos de ensino de referência, num contexto em que a tecnologia digital está cada vez mais presente nos meios de comunicação e instrumentos de representação, como meio de formação e comunicação, promovem transformações nos modelos de ensino/aprendizagem, para além de mudanças nos modelos operacionais. Perguntas tais como: faz ou não sentido continuar a insistir no ensino do desenho? É possível projetar sem saber desenhar? De que desenhos falamos e ensinamos? Perguntas estruturantes para esta apresentação, que faz parte do projecto de investigação DRAWinU, e que visa encontrar o diálogo entre o desenho científico e artístico a partir do campo da Engenharia. Também por esta razão, é pertinente saber se, apesar do desenvolvimento digital no mundo do design gráfico, continua a ser essencial equipar os estudantes com uma linguagem que lhes permita ver e compreender o universo das imagens, assim como construí-las e comunicá-las. 

      Identificador. Não apagar secção!!!

      Related posts

      March 18, 2024

      Call for contributions – Drawing Across x Along x Between University Borders


      Read more
      September 29, 2023

      Alguns resultados de abordagens inter e transdisciplinares à forma e ao espaço, no âmbito do Ensino Básico e Secundário: Desenho, Matemática, Geografia


      Read more
      September 8, 2023

      Why do Medical Students and Teachers Draw in the University Today?


      Read more

      Menu

      Project
      Team
      Partners
      Activities
      Resources
      Drawing Repository
      Marginalia

      Contacts

      Avenida Rodrigues de Freitas, 265
      4049-021 Porto

      +351 225192429
      i2ads@fba.up.pt

      Support

      © 2022, FBAUP. All rights reserved.