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      • A Aprendizagem Incompleta das Sombras – Desenho e a Recusa em Ser Obra 
      Drawing the Gesture of Care 
      January 31, 2022
      A Boa Vista de Gustavo Adolfo Gonçalves e Souza (1818- 1899)
      December 31, 2021
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      • MARGINALIA

      A Aprendizagem Incompleta das Sombras – Desenho e a Recusa em Ser Obra

      in Sidiney Peterson e Amanda Midori (Eds). O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal. pp.156-166. ISBN 978-989-9049-12-3 

      O ensino artístico que temos e o que queremos- posturas, histó- rias e experiências no Brasil e em Portugal - cópia-min

      ALMEIDA, Paulo Luís; SIMÕES, Sílvia; MARQUES, J. Jorge (2021). “A aprendizagem incompleta das sombras – desenho e a recusa em ser obra“. In Sidiney Peterson e Amanda Midori (Eds). O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal. pp.156-166. ISBN 978-989-9049-12-3.
      Acessível em: https://i2ads.up.pt/wp-content/uploads/2021/11/dialogos.pdf

      Resumo 

      Com base numa série de laboratórios de desenho com luz, este artigo descreve uma experiência de investigação-ação sobre a perceção qualitativa da luz, realizada com estudantes do segundo ano da Licenciatura em Artes Plásticas e Design de Comunicação da Universidade do Porto. Esta experiência, marcada pela noção de désoeuvrement de George Bataille e pelo Manifesto Incompleto para o Crescimento de Bruce Mau, procura transformar a perceção da luz/sombra na experiência autográfica do desenho. Ao trabalharmos a autonomização da luz/sombra, relacionamos a perceção do espaço enquanto luz com a experiência vivida do desenho como marca no espaço, convocando diferentes modos de cognição incorporada. O artigo descreve a metodologia dos laboratórios e as interações geradas entre projeção, marca e construção do sentido pelos estudantes. 

      Colocando-se fora da necessidade de uma imagem tangível, a experiência questiona os paradigmas que informam o ensino-aprendizagem do desenho como projeção linear de uma imagem que surge de forma acabada numa superfície. 

      Ao focar-se na natureza qualitativa da própria projeção com os seus focos, reflexões, refrações e interferências, o desenho de luz perturba este modelo linear de formação da imagem, ativando um processo de aprendizagem autorreflexivo, baseado na abertura da forma e na sua ambiguidade. 

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      O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal

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